Tenho uma página no Facebook, é preciso ter um site?

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30 de novembro de 2017

Tenho uma página no Facebook, é preciso ter um site?

 
Em meu primeiro post, vou trazer informações sobre uma dúvida bem frequente de muitos de meus clientes.

Muitas empresas estão optando por deixar de lado a criação de um site, para usar da própria página do Facebook para essa finalidade.

Com certeza, o uso do Facebook, por ser uma das maiores redes sociais atualmente, traz muito resultado e sucesso para algumas áreas do mercado, principalmente no setor de vendas, porém, para uma grande parcela do mercado, se atentar somente ao Facebook, pode ser um crítico atentado contra sua marca.

Abaixo listo o porquê.

Limitações de layout e conteúdo

Existem páginas muito criativas e interativas, mas por mais que as mesmas tenham uma performance razoável em relação ao proposito de comunicar, ela acaba se tornando presa ao layout do Facebook, podendo assim, a qualquer alteração da estrutura do Facebook, você ter que ficar alterando e adaptando suas artes a nova cara da rede social, gerando assim custo.

Controle das suas estratégias

O Facebook, por mais que hoje é uma das maiores Redes Sociais do Brasil, pode sim entrar em desuso em um futuro próximo, afinal, o mercado cresce e se adapta cada vez mais a tecnologia, e novos conceitos surgem. O ponto que quero chegar, é que, o Facebook é um site de terceiros e se você arriscar somente nessa plataforma e por algum motivo ela não ser mais a principal, voltará à estaca zero.

Abrace mais seguimentos dentro do mercado.

Existe uma parcela de pessoas que não usam o Facebook, por muitos motivos, as mesmas escolhem outras redes sociais, tais como: Google+, LinkedIn e Twitter por exemplo. Sendo assim, se a empresa optar por usar somente o Facebook, estará perdendo uma parcela de potenciais clientes, que não estão inseridos na mesma, acarretando assim na perca de vendas. O ideal é trabalhar em mais de um seguimento, atingindo assim uma maior parcela do mercado.

Credibilidade

Outro ponto importante de se ter um site, é a credibilidade. Possibilidade da empresa de ter a sua cara, mostrar seu trabalho e se tornar mais intimo de seu cliente. Afinal, as pessoas se sentem inseguras em preencher ou comprar algo no Facebook, e também perdendo assim uma oportunidade de gerar leads.

Analise

Por mais que existam muitas alternativas de se analisar a performance e resultado de uma página nas redes sociais, nada mais completo que adaptar técnicas de SEO em seu site, coisa que no Facebook essa pratica não convém.

Por não ter um domínio próprio, após a geração de algum conteúdo postado no Facebook, não terá autoridade perante aos mecanismos de busca, outro problema é a indexação, pois ao invés do conteúdo estar dentro de seu site, ele está alocado dentro de Facebook, sendo assim não será corretamente indexados pelos motores de buscas “GOOGLE”, mesmo que o texto seja otimizado para tal função, não terá tanta relevância a ponto de gerar algum resultado e acesso vindo do Google, grande perda para sua empresa.

Conteúdo

A criação de conteúdo no Facebook é muito limitada, pois como foi dito acima, devemos nos limitar as regras da rede sociais e o grande problema é a indexação desses conteúdos pelos motores de busca do Google.

E por fim . . .

Conclusão Final

O Facebook é sim muito importante, mas somente ele não trará um resultado expressivo no seu negócio, ele é apenas uma ferramenta, dentre muitas que o Marketing Digital nos proporciona usar, se ater somente a um ambiente, é deixar de lado uma grande parcela da população que não usa ativamente uma determinada rede social.

O Site tem essa finalidade, além de comunicar e trazer seus conteúdos com um olhar de credibilidade para seus clientes, proporciona unificar todas essas ferramentas de comunicação digital que existem e que vem existindo no decorrer dos anos.

Afinal, esse mercado cresce significativamente a cada ano.

Em caso de mais dúvidas, estou a disposição para conversar.

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Fabrício Willian
Fabrício Willian
Sou desenvolvedor freelancer FULL-TIME com mais de +9 anos de experiência profissional na área digital, desenvolvo websites institucionais e Lojas virtuais, sempre focando em trazer resultados e vendas para meus clientes. Atuo de forma independente meus cliente, podendo assim ter boa imersão em meus projetos.

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